Especialidades

CONSULTA MÉDICA

Urologia

Urologia

É a especialidade médica especializada em estudar, diagnosticar, tratar e prevenir problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e sobre a genital masculina. O médico que atua nesta especialidade é o Urologista.


Dermatologia

Dermatologia

É a especialidade médica atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.O médico especialista nessa área é o dermatologista.


Nutrição

Nutrição

É a área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo. Ele pode atuar em diversas áreas, desde a prescrição de dietas para indivíduos até o acompanhamento de atletas profissionais, passando por pesquisa, marketing e muito mais.


EXAMES

Urofluxometria

É um exame, não invasivo e muito simples, que avalia o modo como você urina (fluxo de urina) fornecendo dados importantes sobre a sua saúde miccional. É indicado quando há alterações na micção, tanto para homens quanto para mulheres Os laudos são liberados na hora.

Preparo: O paciente deve estar com a bexiga confortavelmente cheia.

Estudo Urodinâmico ou 
Avaliação Urodinâmica

Urinar parece mas não é um ato simples, envolve o sistema muscular da bexiga, o sistema nervoso central e os nervos da medula espinhal, e tudo isso exige uma coordenação precisa entre diversos elementos do corpo humano. Quando algo está fora do equilíbrio, pode haver risco para diversos órgãos como a bexiga ou mesmo os rins. O estudo urodinâmico é um dos testes que avalia a integridade desse equilíbrio e pode indicar as causas de possíveis problemas. É um exame que procura simular as fases do ciclo de micção – enchimento e esvaziamento – avaliando o funcionamento do sistema urinário. 

É indicado para pacientes com sintomas de distúrbios miccionais, incontinência urinária, obstrução do trato urinário, bexiga neurogênica, urgência miccional, falência da musculatura da bexiga, entre outros. Entretanto, para avaliar a real necessidade de realização do estudo, o urologista precisa conversar antes com o paciente e ouvir a sua história.

Preparo: O paciente deve estar com a bexiga cheia. A parte inicial do exame é uma tentativa de micção voluntária. A presença de infecção urinária é contraindicação à realização do estudo urodinâmico.  

Captura Híbrida

Captura híbrida é um exame molecular capaz de diagnosticar o vírus do Papiloma Vírus Humano - HPV ainda que não tenham aparecidos os primeiros sintomas da doença. Permite identificar 18 tipos do HPV, divididos em grupo de baixo risco ou grupo A, que não causam câncer e de alto risco ou grupo B, que podem causar câncer. Para o grupo de baixo risco, detectam-se 5 tipos de HPV e para o de alto risco, 13 tipos.

Sua indicação é feita para o diagnóstico e acompanhamento de infecção pelo HPV.

Preparo: Inclui não ter relações sexuais 3 dias antes e em caso de coleta através da uretra, também estar há pelo menos 4 horas sem urinar e em caso de coleta através do pênis, estar um mínimo de 8 horas sem higiene local.

Biópsia Prostática

Exame realizado com a utilização de um aparelho de ecografia através do qual são retirados fragmentos prostáticos para avaliação histopatológica. É realizado quando há suspeita de câncer de próstata, seja por alteração no exame digital retal (toque retal) ou por alteração no exame PSA (exame de sangue). É utilizada anestesia local ou sedação venosa.

Preparo: deve ser orientado previamente pelo médico que irá realizar o procedimento.

Dilatação Uretral

É um procedimento realizado com o objetivo de tentar dilatar o tecido fibrótico da área uretral estreitada, aumentando o seu diâmetro interno. Na maioria dos casos, é necessário fazer dilatações sucessivas até se obter uma estabilização do calibre da uretra com estenose (estreitada).

O procedimento pode ser empregado nos casos de estenoses curtas e leves de uretra ou mesmo no pós-operatório de cirurgias realizada na uretral.

Preparo: Não é necessário preparo especial.

Biópsia de Lesões Genitais (Escrotais e Penianas)

É um procedimento no qual um pequeno fragmento da genitália (pênis ou bolsa testicular) é retirado para avaliação histopatológica. A realização é indicada quando é necessário esclarecer a natureza de uma lesão na região genital que não responde aos tratamentos corriqueiros; ou quando é preciso obter material para testes específicos, como a imunofluorescência.

Preparo: Tricotomia (raspagem dos pelos pubianos)

Eletrocoagulação de lesões cutâneas

Esse procedimento consiste no uso de um aparelho que por meio de energia, aquece uma ponteira de metal, que é usada com intuito de queimar e tratar a lesão desejada. É um procedimento usado para tratar diversos tipos de lesões benignas da pele. Pode ser tanto no corpo quanto no rosto. Deve ser realizado por profissional capacitado, para não deixar cicatrizes inestéticas..

Preparo: Tricotomia (raspagem dos pelos pubianos)

Toxina Botulínica (Botox)
A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina que é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Esse efeito leva a melhora natural das rugas e linhas de expressão. É Indicado para rugas dinâmicas, principalmente as localizadas na parte superior da face, como fronte e rugas ao redor dos olhos. A durabilidade do efeito vai depender de cada pessoa e de seus hábitos. Entretanto, é de aproximadamente 6 meses, sendo que neste período, além de tratar as rugas pré-existentes, ocorre também prevenção quanto ao aparecimento de novas rugas. O resultado é obtido de forma natural, trazendo um semblante leve e jovial.
Uretrocistoscopia

É um exame parecido com os exames de endoscopia gástrica, ou seja, o médico utiliza um dispositivo óptico para olhar por dentro do aparelho urinário (uretra, próstata e bexiga).

É indicado no diagnóstico de patologias vesicais (como o câncer de bexiga), realização biópsia endoscópica da bexiga, diagnóstico e avaliação de distúrbios do trato urinário, como aumento prostático, investigação de sangramentos, auxílio na determinação da causa de dor ao urinar e além de avaliação de infecções urinárias de repetição.

Pode ser realizado sob anestesia local ou sedação anestésica. Ao final do procedimento, o paciente é liberado para o domicilio, sem necessidade de internação.

Preparo: Idealmente o paciente deve apresentar um exame de urina sem evidência de infecção. Em casos excepcionais, o exame pode ser realizado na vigência de infecção urinária, desde que, já esteja em tratamento antibioticoterápico.

Peniscopia

É um exame feito através de um aparelho de magnificação óptica chamado peniscópio, a fim de detectar-se lesões genitais tais como as induzidas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

Indicação: Rastreamento de lesões causadas pelo vírus da papilomatose humana (HPV), e outras doenças. 

Preparo: Aparar os pelos pubianos.

Eletrocoagulação ou eletrocauterização
de verrugas genitais

Procedimento minimamente invasivo utilizado para tratar lesões cutâneas, inclusive de região genital. A eletrocoagulação de lesões de genitais é um procedimento ambulatorial e o paciente pode retornar para casa logo após seu término.

Preparo: Tricotomia (corte dos pelos o mais rente possível).

Cateterismo Vesical

É a introdução de uma sonda pela uretra até a bexiga, a fim de drenar a urina nos pacientes que não conseguem drenar espontaneamente. Pode ser realizada sondagem de alívio, quando se remove o cateter após o esvaziamento da bexiga, ou pode ser realizada sondagem de demora, quando se mantem a sonda no local, nos pacientes que em que a micção espontânea está impossibilitada.

Preparo: Não é necessário preparo especial.

Teste de Ereção Fármaco-Induzido (TEFI)

O procedimento consiste na administração de um medicamento que promove a ereção do paciente. Geralmente, é realizado pela via intra peniana ou por medicamento oral. Após a aplicação do medicamento, o urologista aguarda para ver qual é a resposta erétil ao teste. O intuito é avaliar a capacidade de resposta dos vasos sanguíneos já que a falha no enchimento sanguíneo é uma das principais causas da disfunção erétil.

Preparo: Não é necessário preparo especial.

Biópsia de pele

Análise realizada em lesões, manchas e outros tipos de anomalias que aparecem na pele. Neste procedimento cirúrgico é colhido uma amostra de tecidos ou células para realizar um estudo em laboratório e saber se é uma lesão maligna ou benigna. É indicado para investigar possíveis doenças, auxiliar diagnósticos e fornecer informações que contribuam para a escolha da conduta do tratamento adequado.

Exerese de tumor

O tratamento de exérese de tumor consiste na remoção de lesões por meio de um corte da pele ao redor dessa lesão. A cirurgia pode retirar determinadas lesões, como câncer de pele, cistos, sinais e tumores benignos. Em casos de câncer de pele, além da lesão, é removido um pedaço de pele normal ao redor, esse procedimento é chamado de margem de segurança. A cirurgia é feita no consultório, sob anestesia local pelo dermatologista.

Peeling

O peeling é um procedimento que estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada que ocorre pelo uso de substâncias químicas ou de métodos físicos. O procedimento pode ser utilizado para clarear manchas, cicatrizes de acne e atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão. O peeling pode ser de dois tipos: físico ou químico. O peeling físico se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica. Peelings químicos são feitos com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos salicílico, glicólico e retinóico, que removem as camadas superficiais da pele, para que depois ela se regenere com uma aparência renovada.

 

Nossos últimos posts no Instagram

Reno Medicina
Enviar WhatsApp